Mensagem

O cristão e a tatuagem

Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem emsi mesmos. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28

tatuagem_siteA tradução deste versículo na versão católica diz: Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor. É importante analisarmos pelo menos essas duas versões (NVI e Católica), na primeira o autor menciona de forma direta “tatuagem” e na segunda de forma indireta “figura”.

A Tatuagem é o processo de registrar sobre a pele desenhos ou pinturas por meio de materiais com algum tipo de tintura.

A prática de marcar o corpo é antiga. Segundo estudos arqueológicos, as primeiras tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000a.C. por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia, que se tatuavam em rituais ligados à religião. Desde então, a arte exibida nos corpos ganhou muitos adeptos, pois elas podem variar de tamanho, cor e estilo.

Vale salientar que nos dias de hoje, boa parte das pessoas não estão fazendo tatuagem por causa de qualquer ritual relacionado a mortos, mas como expressão de estética. No entanto, precisamos verificar alguns pontos.

O estilo de vida que o Senhor estabeleceu
Naquele tempo o estilo de vida que o Senhor estabeleceu para o seu povo tinha como padrão não haver nenhuma desfiguração do corpo do tipo que os pagãos praticavam. Nos tempos antigos lacerações e desfiguração eram comuns entre os pagãos como sinais de luto e para obter a atenção da sua deidade (1 Rs 18:28). Portanto, na antiga aliança era pecado fazer tatuagens e cortes no corpo.

Na nova aliança os padrões estabelecidos relativos a uma vida diferentes dos ímpios não mudam (Lc 9:23; Rm 12:2; 1Pe 1:14-16). Paulo escrevendo à igreja de Corinto faz uma correlação entre o corpo e o santuário de Deus “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos”? 1 Coríntios 6:19

De forma que tudo fique claro e a dúvida sanada devemos se perguntar: “Se sou santuário do Espírito Santo, quando marco o corpo com tatuagem estou agradando a Deus”? Se o meu corpo é de Deus ele concorda que eu faça com isso? Fazer irá glorificar o nome dEle?

Lembre-se que o santuário é o lugar mais sagrado dentro do templo, é o lugar onde o Espírito Santo habita, portanto, onde Deus habita não pode haver sujeira. Entenda que não é uma simples imagem, marca ou nome que faz diferença, mas o borrar o templo dEle. Pense: “Tudo que está borrado está sujo”.

O Cristão deve dar valor ao seu corpo como lugar sagrado em que Deus habita, e que sujeira desagrada a Deus. Não devemos amar nem nos associar com as coisas do mundo.

O impacto na vida pessoal
O INCA determina que aqueles que usam tatuagem só podem doar sangue após 12 meses. Por quê?

É o tempo considerado seguro para que a pessoa desenvolva os anticorpos que são detectados no exame da AIDS, realizado após cada doação.

Portanto, entenda que não é só uma questão de crença, mas de proteção. O propósito de Deus ao estabelecer que o seu povo não tivesse nenhuma desfiguração no corpo era para proteger o santuário de forma física e espiritual.

Conclusão:
Em Levítico 18, 19 e 20 a palavra grega empregada como “Senhor” é (κυριος – kurios) que tem como definição “Aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence sobre o qual ele tem o poder de decisão”, sendo assim, Deus tem o controle da nossa vida e do nosso corpo, independente da era na qual estamos.

Creio que Deus deseja que todos mantenham o seu corpo intactos (perfeitos) na forma que Ele criou, mas para tal época, muitos não querem acreditar nesta verdade a fim de alimentar o desejo do seu coração.

Amados, se nascemos de novo deixamos para trás a velha natureza e tudo que ela carrega. Mas, a vida é traçada por escolhas, não podemos forçá-lo a nada, apenas trazer clareza mediante a palavra de Deus.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12

Por Rafael Esmeraldino

Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close
Close